domingo, 1 de maio de 2011

Rangel e Sandoval - Um Milênio

Por Roberto Sandoval : rlavodnas@gmail.com ou rlavodnas@hotmail.com

Introdução :
.
Está situada a Quinta de Ronge , hoje chamada Rangel , na Ribeira que chamam Coselas , pouco mais de uma quinta de légua para a ponte do Norte , tem uma Capela magnifica e tem uma tarja com um letreiro que diz : Esta ermida foi feita por João Als. Rangel , fidalgo da Casa de El Rey D. Afonso V deste nome no ano de 1.463 , com licença de D. Jorge de Almeida , bispo que no dito ano era em Coimbra e por estar arruinada do tempo , foi feita toda de novo no ano de 1.658 por Braz Rangel Pereira de Sá , fidalgo da Casa de El Rei nosso Senhor. É a dita Capela da invocação e orago da Sra da Conceição , tinha esta Quinta de Rangel muitos privilégios e entre eles o de se não poder prender nela criminoso algum.
.
Cap. I - Gonçalo Gonçalves

É o primeiro de que há notícia , viveu junto da cidade de Coimbra na quinta chamada então de Ronge e hoje Rangel , que é solar desta família e dizem que este Gonçalo Gonçalves e seu irmão Mem Gonçalves alcançaram uma vitória contra os Mouros no sítio da mesma quinta e por alcançarem embuscando-se entre umas romãzeiras , tomaram por Armas as Romãs que trazem os desta família , este caso devia ser quando os Mouros cercam Coimbra em 1.117.
Foi Gonçalo Gonçalves dos mais valorosos cavaleiros do seu tempo e por esta razão se lhe encomendou a reedificação de Soure em 1.125 quando o Rei Dom Afonso Henriques tomou Santarem aos Mouros em cuja conquista o acompanhou e foi Capitão dos que foram pela banda do Tejo a escala daquela vila em 1.147, foi Armado Cavaleiro na Igreja de São João de Almedina por mão do dito Rei Afonso Henriques como consta de um Alvará do ano de 1.146 e lhe concedeu pudesse acrescentar as suas Armas uma Flor de Liz de Prata em Campo Azul e lhe concede vários privilégios para a dita quinta e solar. Teve um filho , que segue :
.
Cap. II - Diogo Gonçalves

Sucedeu na dita quinta e mais Casa de seu pai , foi do tempo do Rei Dom Afonso Henriques e se achão memórias suas no Mosteiro de S. Cruz de Coimbra , teve o filho que segue :
.
Cap. III - Diogo Dias de Coimbra
.
Viveu na sua quinta de Rangel ou Ronge. Faz dele menção o livro antigo das Linhagens e dele faz menção o Conde D. Pedro com Notas de Lavanha a fls 402. Sucedeu em toda Casa de seu pai , e se chamou de Coimbra por viver junto daquela cidade , foi contemporâneo do Rei Dom Sancho I e foi Capitão e Tesoureiro da Casa da Moeda que então era em Coimbra e por isto lhe chamaram o Moedeiro ; casou com Dona Enxamea Pires da Maia , filha de D. Pedro Paes da Maia , Alferes Mor do Rei Dom Afonso Henriques , teve o filho que segue :
.
Cap. IV - Vicente Dias de Coimbra
.
Faz dele menção o dito Conde D. Pedro a fls 402 , sucedeu na Casa de seu pai e foi Capitão da Moeda , foi muito rico e honrado e viveu pelo tempo do Rei Dom Afonso II e Dom Sancho Capello. Casou-se com dona Boa Gonçalves Mexia , filha de Diogo Gonçalves Mexia e de sua mulher dona Elvira de Cambra. Tiveram os filhos :
.
.......... D. Godinho de Coimbra , de que não trata o Conde , que segue :
.......... D. Joanna Dias , de que faz menção o Conde D. Pedro , casada com Fernando Rz Cogominho
.
Cap. V - D. Godinho de Coimbra
.
Não faz menção dele o dito Conde , fls 402 , entre os filhos de Vicente Dias e só trata de sua irmã , porém a fls 191 do tt.o 36 dela fala no casamento de sua filha , mulher de Lourenço Gls Magro sem dizer de quem era filho. Viveu no tempo do Rei Dom Afonso III , passou a Castela onde serviu ao Rei Dom Afonso Sábio nas guerras que teve com seu filho e mereceu pelo seu juizo e valor a privança daquele Monarca de quem foi valido. Casou com D. Maria Nunes de Gusmão. Tiveram os filhos :

.......... Vicente Godins de Coimbra
.......... Afonso Godins , que segue :
.......... D. Urraca Godins
.......... D. Branca Godins

Cap. VI - Afonso Godins
.
Passou com seu pai a Castela e morto o Rei D. Afonso o Sábio ficou no serviço de seu filho D. Sancho e foi valido e Chanceler do Infante D. Fernando e depois de rei lhe confirmou o Senhorio da V.a de Celeruche em 19 de Setembro de 1.201. Casou em Castela com dona Ignez Pires Tenorio , filha de D. Pedro Rz Tenorio e sua mulher dona Teresa Pires Sotomayor. Tiveram os filhos :
.
.......... Martim Afonso Rangel , que segue
.......... Estevão Afonso Rangel
.......... D. Teresa Afonso
.......... D. Maria Afonso
.
Cap. VII - Martim Afonso Rangel
.
É o primeiro em que se principia os Rangéis de Portugal pois sucedeu em toda Casa de seu pai em Portugal e viveu reinando o Rei D. Diniz e nas inquirições que este rei mandou tirar das honras , se acha que ele possuía tres casaes no lugar de Penso , feguesia de S. Payo de Riba de Vizela , fez grandes serviços ao dito Rei D. Diniz. Foi Senhor do lugar de Ferreiros e Valdanha. Teve os filhos :
.
.......... Álvaro Martins Rangel , que segue
.......... Estevão Rangel
.......... Águeda Gls Rangel , instituidora do Morgado dos Rangéis que nomeou seu irmão e seus descendentes com obrigação do apelido de Rangel pelos anos 1.300.
.
Cap. VIII - Álvaro Martins Rangel
.
Viveu na Quinta de Rangel , foi Cavaleiro esforçado e serviu a Casa Real no tempo do Rei D. Pedro I e D. Fernando. Foi Senhor de Farinha Podre por sua mulher que é um julgado no Termo de Pena Cova que largou por sentença que contra ele alcançaram , casou com D. Brites de Goes , filha de Martins Vasques de Goes , Senhor de Goes , e Dona Violante Afonso , filho de Martim Afonso de Mello Rico Homem Senhor Cea Gouvea Cerolico Linhares e Dona Mécia Vasques , filha de Vasco Martins Rezende. Tiveram :
.
.......... Sancho Alz Rangel , que segue
.......... ............ Cônigo em Guimarães onde se sepultou , e aí se vêem suas Armas
.
Cap. IX - Sancho Alz Rangel
.
Foi Senhor da Quinta de Rangel , serviu ao Rei D. Fernando e D. João I , foi de corpo agigantado e muito valente , casou com D. Urraca Fafes de Goes , filha de Álvaro Vasques de Goes Senhor de Pedra Alcacada. Tiveram os filhos :
.
.......... Pedro Alz Rangel , sg
.......... Afonso Alz Rangel , que segue
.......... .......... Rangel
.
Cap. X - Afonso Alz Rangel
.
Foi Senhor da Casa de Rangel , foi vassalo do Rei D. João I e por falta de sucessão da Casa de Goes foi Senhor de Farinha Podre de que lhe fez mercê o dito Rei D. João I , como se vê dos Registros da Torre do Tombo , em cuja mercê se faz menção dos serviços que este fidalgo lhe fez nas guerras contra Castela. Casou com D. Isabel Henriques , filha de D. Afonso Henriques , filho B. de D. Afonso Conde de Gijon , filho B. do Rei D. Henrique II de Castela. Tiveram :
.
.......... Pedro Alz Rangel , que segue
.......... D. Tello Henriques
.
Cap. XI - Pedro Alz Rangel
.
O Rei D. João II o mandou por embaixador a Inglaterra para matar o Conde de Penamacor. Foi Senhor da Casa de Rangel , fidalgo da Casa Real , correu vários reinos com o Infante D. Pedro que dele fez muita estimação. Casou com D. Ignez Sanches de Macedo ou D. Ignez Alz Sanches Camello , irmã do Bispo do Porto D. João Camello. Tiveram os filhos :
.
.......... João Alz Rangel
...........Luiz Alz Rangel
.......... D. Diogo Dias Rangel , que segue
.......... Simão Rangel
.......... Brites Alz Rangel
.
Cap. XII - D. Diogo Dias Rangel
.
Foi Comendatário de Cete e Villella , fidalgo da Casa Real. Teve de Catarina Annes , filha de Bras Annes Toscano , os seguintes filhos :
.
.......... Damião Dias Rangel , que segue
.......... Jorge Alz Rangel
.......... Belchior de Macedo Rangel
.......... Antonio Rangel
.......... Alexandre Rangel
.
Cap. XIII - Damião Dias Rangel
.
Foi Abade de S. Izidoro junto a Canavezes , teve de Violante Bernardes , filha de Pedro Bernardes e de Marqueza de Barros , os filhos :
.
.......... Cosme Ranel de Macedo
.......... Julião Rangel de Macedo , que segue
.
Cap. XIV - Julião Rangel de Macedo
.
Rezam os documentos ter sido filho de Damião Dias Rangel. Em 1583 era capitão. Casou-se por volta de 1574 com D. Brites Sardinha. Tiveram , pelo menos , a filha :
.
.......... Paula Rangel de Macedo , que segue
.
Cap. XV - Paula Rangel de Macedo
.
"Do Livro de Óbitos da Igreja do Santíssimo Sacramento , antiga Matriz do Rio de Janeiro , dos anos de 1654-1663 :
.
"Paula Rangel
Aos nove dias do mes de Setembro da ditta era [1654] faleceo Paula Rangel / viuva , recebeo todos os Sacramentos , fez seo testamento e nelle deixou por / seus testam.ros [testamenteiros] o seu neto o P.e Fra.co da Silva Cabral [padre Francisco da Silva Cabral] e Estevão (?) Correa da Silva / cazado com sua neta Elena da Silva e no seu codicilo declarou tambem os seus/
testamt.ros a mim Vig.ro e a Fran.co da Costa Barros p.a q. todos dem cumprim.to / a seu testamento.
Declarou q. seo corpo fosse sepultado na Igreja da Comp.a de Jesus na / sepultura de seo marido [aqui hove engano , o correto é pai] Julião Rangel e na materia de seo acom- /
panham.to deixa a disposissão de seus testam.ros. Deixa a Mise- / ricordia pello trabalho de seo enterro quatro mil reis sem embargo / de ser Irmã da d.a caza e no codicilo diz q. deixa oito mil reis.
Declarou q. dicessem p. sua Alma hum trintario de missas q. comesaria / despois ....... sua morte. Deixa de esmola a Comp.a de Jesus dezaseis / mil reis para q. se gastem no azeite da alampara do Santiss.o Sacramento , de agar-/ decim.to de tantas obras boas em toda sua vida recebeo.
Deixa mais a Maria da Costa enfermeira dos P.es [padres] sinco mil reis que / lhe darão em d.ro ou em couza de caza q. lhe contentarem./
Declarou q. o remanescente de sua 3a [terça] deixa a seo f.o [filho] o P.e frei Diogo Rangel / p.a q. lhe diga algúas missas p.a sua alma e não querendo os Religiosos que / elle goze estes bens disporá delles p.a suas missas /
Declarou que as cazas em que morava fizera dellas doação a seu / neto o P.e Fr.co da Silva p.a que lhe dicesse hua missa cada mes p.a sempre / e o Calix e ornamentos q. tinha no seo oratorio dera ao ditto seo neto p.a que lhe dicesse duas Capellas de Missas/
Declarou em hu codicilo fora do testamento que tem algúas mu-/ latas que são cedidas de Indias do gentio da terra são forras e as deo / aos R.dos P.es da Comp.a p.a q. melhor se conservem entre os quais ............ / tambem Salvador mulato e algúas q. deo a suas netas .............. / claração de forras e não diz mais o ditto testam.to quanto aos bens.
M.el Nobrega
(Sic).

.
Foi cc Dr Diogo de Marins Loureiro , natural do Rio de Janeiro , nasc. por 1.568 , filho de Antonio de Marins Coutinho e de sua mulher Izabel Velho. Tiveram , entre outros , a filha :
.
.......... Maria de Marins , que segue
.
Cap. XVI - Maria de Marins
.
Nascida no Rio de Janeiro em 1.594 , falecida em 22/07/1.672. Foi casada , por 1.610 , com o Capitão João Gomes da Silva (Sandoval) , filho de Braz Gomes de Sandoval e de sua mulher Helena da Silva.
.
Seguem seus descendentes através do blog " A origem da família Barbosa Sandoval" em :
http://rlavodnas.blogspot.com/

.
Colaboradores :
.
Pedatura Lusitana - Hispânica , por Cristovão Alão de Moraes , Juiz de Fora do Porto - Anno Domini 1699
.
.
.
.

Um comentário:

  1. Caro Roberto,

    Meus parabéns mais uma vez pelo seu trabalho, em busca do passado mais distante que poderiamos imaginar.
    Creio que seus estudos deve nos ligar a Abraão logo logo...

    Grande Abraço...

    ResponderExcluir